quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fases do parto normal


Está curiosa sobre as diferentes fases do parto que irá passar? São principalmente  quatro períodos que distinguem as fases do parto normal, a dilatação, a expulsão, a dequitação e a revisão. Vamos descrever para você cada uma dessas fases ou períodos:

  • Primeiro período – Dilatação
Esta etapa inicia-se quando as contrações uterinas aparecem em intervalos de 10 em 10 minutos e com duração superior a 20 segundos, o que podem ser percebidas pela dor e pelo endurecimento da barriga. Geralmente neste momento há a saída do tampão mucoso pela vagina (uma secreção espessa branco-avermelhada).
A dilatação é verificada quando o médico ou a parteira fazem o exame de toque vaginal e percebem abertura do orifício do colo do útero.
Para o bebê nascer ele deve descer e encaixar a cabecinha na pelve materna, e neste processo vai pressionando o colo do útero que então fica cada vez mais fino e dilatado. Se a bolsa não estiver estourado até este momento o médico deve rompê-la para facilitar o processo.
As contrações aumentam em intensidade e diminui o intervalo entre elas, até que o feto esteja pronto para ser expulso do útero.
Esta fase pode durar várias horas. Nas mamães de primeira viagem costuma demorar mais do que nas que já tiveram partos normais anteriores.
Durante a fase de dilatação pode aliviar suas dores com anestesia, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e a presença de alguém da sua confiança.
Quando a gestação aproxima – se do fim (40 semanas) e a mãe ainda não entrou em trabalho de parto o médico pode optar por induzir o processo com medicamentos dados á mãe, de maneira que as contrações comecem e inicie a dilatação do colo do útero. Esta opção é sempre feita em ambiente hospitalar e com cuidadosa monitorização do feto e da parturiente.
  • Segundo período – Expulsão
Neste período as contrações têm frequência a cada minuto e duração de 60 ou mais segundos.
A mulher pode sentir uma vontade súbita de evacuar ou fazer força para expulsar o bebê, são os chamado “puxos”, que nada mais são do que a contração dos músculos abdominais e aumento da pressão dentro da barriga, com o objetivo de empurrar o bebê pelo canal de parto.
A anestesia pode tirar a sensação do puxo, por isso é muito importante a sua colaboração para fazer o máximo de força possível no momento das contrações.
Geralmente esta fase é mais rápida, e em cerca de 30 minutos espera-se que a cabecinha do bebê comece a sair pela vagina, mas em algumas situações pode durar mais tempo, até 2 horas.
Pode ser feito um corte no períneo (episiotomia) se o médico verificar resistência à saída da cabeça do bebê.
  • Terceiro período – Dequitação ou segundamento
Após a saída do bebê e o corte do cordão umbilical, é hora de expulsar a placenta de dentro do útero.
O útero vai continuar com algumas contrações que podem ser imperceptíveis ou sentidas como cólicas, e a placenta descola-se da parede interna desse órgão e sai pela vagina.





Obs: Essa notícia foi retirada do site mãe de minas,Apenas postei porque achei super interessante e que possa ajudar alguem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário